domingo, 20 de março de 2011

N4

O N4 é o segundo dos cinco exames do JLPT, correspondendo ao nível 3 antigo. Requer 300 horas de estudo para ser passado.

O exame de N4 compreende todo o japonês elementar, e com ele somos capazes de ler e compreender expressões e frases do dia-a-dia escritas em hiragana, katakana e kanji básico, mas mais avançadas que o N5 (aliás, bem mais complicado que o N5), assim como ouvir e compreender diálogos desde que estejam a falar lentamente. Com o N4, já nos é permitido sobreviver no Japão. Neste nível facilmente podemos andar pelo Japão sem nos perdermos ou coisa assim. No entanto, este nível não permite ainda a leitura de jornais, visto que a escrita aí é demasiado avançada.

Em termos de vocabulário, é-se exigido o conhecimento de mais 900 palavras, ou seja, combinando o N5 e o N4, precisas de saber 1500 palavras para passar no teste. Parece imenso eu sei. Relativamente ao kanji, é necessário saber-se por volta dos 300 kanjis.

A partir de 2010 já não saem listas oficiais, pelo que me baseei nas listas dos anos anteriores para conceber as listas que colocarei aqui. Bons estudos!

Lista de Kanji para o N5

Aqui fica a lista de kanjis requeridos para o N5. Esta lista não é oficial, mas é um guia aproximado, baseado nos exames anteriores.


N5 Kanji

sábado, 19 de março de 2011

N5

O N5 é o mais fácil dos testes, é mesmo para os "beginners". Corresponde ao nível 4 original antes da reforma de 2010. Para passar o N5 é-se exigida 150 horas de estudo.

O N5 testa a nossa habilidade de compreender algum japonês básico. Com o N5 somos capazes de ler e compreender expressões e frases do dia-a-dia escritas em hiragana, katakana e kanji muito básico, assim como ouvir e compreender diálogos desde que estejam a falar lentamente. O N5 não testa a nossa capacidade de falar, é meramente um teste escrito.

Em termos de vocabulário, é-se exigido o conhecimento de aproximadamente 700 palavras. Relativamente ao kanji, é necessário saber-se por volta dos 80-100 kanjis.
A partir de 2010 já não saem listas oficiais, pelo que me baseei nas listas dos anos anteriores para conceber a lista que colocarei aqui. É da maneira que fica sintetizado e de fácil consulta.

Apesar do N5 ser o mais acessível, não deve deixar de ser feito. Conheço quem tenha passado este exame à frente e depois arrependeu-se, pois não conseguiu passar o nível seguinte. O meu conselho é, mais vale assegurar o N5 antes de tentar qualquer outro nível. Bons estudos!

O que é o JLPT?

O JLPT (Japanese Language Proficiency Test - 日本語能力試験) é um teste de qualificação reconhecido internacionalmente para non-native speakers. É o exame que se tem de fazer para que seja reconhecido o nível de proficiência na língua. É realizado duas vezes por ano, em Julho e em Dezembro. É administrado pelos Japan Educational Exchanges and Services no Japão e pela Japan Foundation fora do Japão.

Originalmente o JLPT tinha 4 níveis, o 4º sendo o mais fácil e o primeiro o mais difícil.
No entanto, em 2010 alteraram o exame, ou seja, agora tem 5 níveis: o N1, N2, N3, N4 e N5. Puseram mais um nível pois a diferença entre o 2º e o 3º nível do teste antigo era enorme, pelo que puseram outro nível entre esses. Além disso, o 1º nível também tornou-se mais complicado e exigente. Ou seja, o N1 é ligeiramente mais avançado que o nível 1 original, o N2 é igual ao nível 2 original, o N3 é o novo nível que introduziram entre o nível 2 e 3 original, o N4 corresponde ao nível 3 original, e o N5 corresponde ao nível 4 original.


Para mais informações consulta o site oficial do JLPT, em inglês:
http://jlpt.jp/e

Sobre mim

Olá a todos! Antes de mais, obrigada por visitarem o blog. Desejo-vos uns bons estudos.

Eu sou a Sara Queiroz, tenho 19 anos e sou de Cascais.
Gosto imenso de línguas e o japonês sempre me fascinou e despertou interesse.
Decidi aprender e comecei o meu "auto-estudo" em Junho de 2009. Rapidamente me apercebi que estudar por mim própria seria muito complicado, até que em Setembro do mesmo ano comecei a ter aulas particulares com o Professor Tokuhisa Yokoki (お世話になりました!).

Em 2010 passei o primeiro exame do JLPT, o N5 (o mais básico). Presentemente encontro-me a estudar para fazer o N4 em Dezembro de 2011. Não só tenho aulas semanais com o meu professor, como todos os dias procuro estudar e aprender novo vocabulário, gramática e kanji através de inúmeros livros, workbooks e dicionários que comprei. É essencial um estudo contínuo! O meu objectivo é, sem dúvida, alcançar o N1 o mais rápido possível.

Sei que em Portugal o número de pessoas a fazer o exame é crescente, e por isso mesmo, decidi criar este blog, esperando poder ajudar-vos. Fiz o meu melhor para criar uma boa fonte de ajuda para o JLPT, até mesmo para se trocar opiniões e dúvidas. Não hesitem em partilhar aqui os vossos métodos ou qualquer outra coisa que vos apeteça.

Muito obrigada mais uma vez! 日本語を勉強しましょう。がんばって。