sábado, 19 de março de 2011

N5

O N5 é o mais fácil dos testes, é mesmo para os "beginners". Corresponde ao nível 4 original antes da reforma de 2010. Para passar o N5 é-se exigida 150 horas de estudo.

O N5 testa a nossa habilidade de compreender algum japonês básico. Com o N5 somos capazes de ler e compreender expressões e frases do dia-a-dia escritas em hiragana, katakana e kanji muito básico, assim como ouvir e compreender diálogos desde que estejam a falar lentamente. O N5 não testa a nossa capacidade de falar, é meramente um teste escrito.

Em termos de vocabulário, é-se exigido o conhecimento de aproximadamente 700 palavras. Relativamente ao kanji, é necessário saber-se por volta dos 80-100 kanjis.
A partir de 2010 já não saem listas oficiais, pelo que me baseei nas listas dos anos anteriores para conceber a lista que colocarei aqui. É da maneira que fica sintetizado e de fácil consulta.

Apesar do N5 ser o mais acessível, não deve deixar de ser feito. Conheço quem tenha passado este exame à frente e depois arrependeu-se, pois não conseguiu passar o nível seguinte. O meu conselho é, mais vale assegurar o N5 antes de tentar qualquer outro nível. Bons estudos!

1 comentário: